Música - Quem foi Maria Mazzetti?

Sabemos sobre ela muito menos do que gostaríamos, mas podemos começar dizendo que essa escritora, compositora e contadora de histórias nasceu no Rio de Janeiro em 1926 e veio ao mundo com a missão de descrever o interior do caracol e o que acontece debaixo das pedras do quintal.

Música - Quem foi Maria Mazzetti?

 

Maria Mazzetti deixou para a humanidade uma dessas biografias imperdíveis. Foi professora primária e técnica em educação. Participou da Rádio-Escola (Rádio Roquette-Pinto), sob a direção de Flávia da Silveira Lobo. Chefiou o Setor de Teatro Infantil, da Seção de Bibliotecas e Auditórios – Divisão de Educação Primária Fundamental  da Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Guanabara e dirigiu o Teatro Gibi, um projeto pioneiro de educação por meio do teatro de bonecos no Brasil. 

Pensando bem, nunca iremos saber o suficiente sobre Maria Mazzetti, já que sua personalidade é tão intrigante que nenhum dado responde como alguém conseguiu traduzir de forma tão lúdica a percepção infantil das coisas. Pensando nisso, distribuiu sua paixão em bibliotecas, auditórios e projetos que enriqueceram a infância em seu tempo, tanto que muitas das músicas que compôs transformaram-se em clássicos cantados nos pátios das escolas públicas brasileiras.

Nos anos 70, ela se encantou com  a atriz de teatro Denise Mendonça, quando esta tinha apenas 16 anos. Dessa amizade surgiu o grupo Olá, que levou aos palcos e aos bairros de nossas cidades músicas das quais muitos irão se lembrar, porque marcaram os projetos pedagógicos e o amanhecer dos dias letivos.

Uma dessas músicas conta a história de uma casa torta, sem janelinha e sem porta. 

Vale a pena viajar pela internet buscando os áudios que hoje aparecem em peças teatrais e montar esse quebra-cabeças maravilhoso como um presente para seus filhos.

 

 

Veja também


Outra Forma de Abraço
Todos os dias Deus nos chama a tocar a alma alguém

 

Canteiro de Ervas
Em uma bela manhã de sol, tivemos uma ideia que viria perfumar dias inteiros

 

Cantinho do chá
Seu próprio refúgio pode estar ao alcance do olhar. Basta ter imaginação!

 

Casa em ordem: adote um cronograma de tarefas domésticas
Há quase quinze anos fomos abençoados com a presença de uma mulher que nos ajuda em casa.