Casa em ordem: adote um cronograma de tarefas domésticas

Há quase quinze anos fomos abençoados com a presença de uma mulher que nos ajuda em casa.

Casa em ordem: adote um cronograma de tarefas domésticas

 

Mais do que executar um serviço, nossa amiga tem nos oferecido seu tempo e confiança. Nós retribuímos com atitudes de consideração e gentileza, além de dar a ela boas condições e um turno flexível de serviço e uma casa organizada para que possa desempenhar suas funções.

Ela veio para nós depois de termos orado para encontrar alguém que nos ajudasse. Foi quando tive meu primeiro bebê e tarefas como dar conta de um trabalho fora e manter a casa de pé me pareciam impossíveis. Como ela também é mãe, definimos, com o passar dos anos, uma permanência de meio período, o que lhe permite cuidar também de sua própria casa. Porém, alguns me perguntam como isso é possível, quando nossa casa também é grande e, além de um outro filho, temos um pomar, um jardim e uma horta, um cão e um grande círculo de amigos e parentes.

Vou dizer a vocês hoje como conseguimos equilibrar todas as tarefas domésticas e viver em um ambiente limpo e organizado, sem um excesso de trabalho e com muita economia. Fizemos as pazes com as tarefas domésticas desde que cada um de nós tomou duas decisões básicas: manter organizado cada cantinho e de trabalhar dentro de um cronograma. 

Significa, em primeiro lugar, que a arrumação daquilo que usamos corre por nossa conta e que temos um espaço certo para cada coisa. Se assistimos tv, ao terminar organizamos as almofadas, a louça que sobrou da sessão pipoca e devolvemos para o lugar os objetos. Quer dizer também que em nossa casa cada dia da semana é ocupado por uma grande tarefa. 

Não somente vou explicar esse cronograma, como vou ensinar você a fazer um. 

Para que dê certo, todos os dias da semana no cronograma são ocupados por uma grande tarefa principal e também por outras pequenas como preparar um jantar simples, lavar louças e servir a mesa. Assim, quando a tarefa grande é concluída, o foco vai para as pequenas. 

A segunda-feira (que vem logo após dois dias de pausa de serviços e uso intenso da casa) é o dia de fazer uma limpeza simples em cada cômodo, arejando tudo e retirando as poeiras. Também usamos esse dia para colher e passar umas poucas roupas. Isso porque a compra de uma secadora nos garantiu que muitas saiam quentinhas e prontas para dobrar e guardar. 

A terça-feira é o dia de tirar a poeira das varandas e deixar esses espaços prontos para que possamos aproveitar a semana. Em seguida, vamos para a cozinha escolher tudo o que precise de uma limpeza mais apurada. Bancadas, eletrodomésticos e utensílios ganham uma atenção especial por item selecionado. Significa que não limpamos tudo de uma vez, mas atacamos as prioridades.

Na quarta-feira, um kit de higienização completa nos leva rumo aos banheiros. Isso porque durante os outros dias da semana fazemos a manutenção desse serviço sempre que necessário e deixamos à mão uma miniatura desse kit em cada banheiro, recolhendo o lixo e organizando tudo em questão de minutos sempre que é preciso. Cerca de duas horas são usadas para a troca de tapetes e toalhas e faxina nos banheiros.

Na quinta-feira nos dedicamos a uma limpeza mais minuciosa em toda a casa, aspirando tapetes e sofás e incluindo uma faxina específica que pode ser em vidros, paredes ou objetos, por exemplo. 
Quando a sexta-feira chega, nosso cronograma mostra o dia certo para lavar as varandas e garagem e levar as roupas para a máquina, colocando de molho aquelas peças que estão encardidas. 

No sábado, não temos tarefas a executar, graças à organização da semana. Até mesmo as refeições têm seus preparativos adiantados na sexta para que possamos ficar livres no fim de semana.

Como eu disse, ao terminar cada grande tarefa dia após dia, deixamos as louças lavadas e a mesa posta para a refeição, que é preparada logo a seguir em uma quantidade suficiente para o jantar e almoço do dia seguinte.

Também é uma regra entre nós escolher nos dias da semana pratos de preparo rápido como grelhados, molhos para massas e saladas frescas.

A chave para que nosso esquema funcione, porém, é realmente a conscientização da família sobre manter tudo sempre em ordem – camas arrumadas e objetos de uso pessoal nos lugares certos. Entendemos que ter a ajuda de alguém não nos dá o direito de pedir a essa pessoa para arrumar a bagunça que fizemos em nossa casa e que educação também se expressa na intimidade e uso do lar. Não quer dizer que a família não vá ficar à vontade em seu espaço, mas que escolherá compartilhar e ensinar a responsabilidade individual - bagunçou, arrumou!

Esse roteiro tem dado tão certo ao longo dos anos que sua lista de providências nos permite manter a tudo sempre limpo e em ordem e ainda nos dá um tempinho extra todas as tardes para um lanche juntos. 

Confira agora comigo a tabela.

DIA TAREFA
SEGUNDA
  • PASSAR E GUARDAR AS ROUPAS 
  • LIMPAR A  POEIRA DA CASA  E DOS MÓVEIS E PASSAR UM PANO ÚMIDO NESTES E NOS CÔMODOS
TERÇA
  • FAXINA NA COZINHA 
  • LIMPAR A  POEIRA DAS VARANDAS
QUARTA
  • LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO DOS BANHEIROS
  • ESVAZIAR LIXEIRAS
QUINTA
  • LIMPEZA DETALHADA DA CASA, COM O USO DE ASPIRADOR E ESCOLHA DE UM ITEM DE FAXINA QUE REPRESENTE MAIOR NECESSIDADE
SEXTA
  • LAVAR  E ESTENDER TODA A ROUPA
  • LIMPEZA DE VARANDAS E GARAGEM (INCLUINDO MÓVEIS EXTERNOS, SE HOUVER)
  • ESVAZIAR E LAVAR LIXEIRAS

Diariamente: Lavar as louças, por a mesa e preparar alimento em quantidade para duas refeições

 

 

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